quarta-feira, 31 de maio de 2017

Secretaria da Saúde de Aracoiaba implanta o serviço de Clínica Farmacêutica na atenção básica

Na manhã da última sexta-feira (19), foi implantado no município de Aracoiaba o serviço de Clínica Farmacêutica na atenção básica.
O projeto é baseado na experiência de Curitiba relatada em detalhes na série de cadernos lançados pelo Ministério da Saúde (Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica) que orientam a implantação do serviço nos municípios Brasileiros.
Com a implantação desse serviço o farmacêutico passa a assumir um papel social dentro do SUS, de forma a aproximar mais do paciente e contribuir na minimização dos problemas relacionados ao uso inadequado de medicamentos contribuindo para melhora da qualidade de vida dos pacientes. O projeto foi iniciado na UBS da sede e em breve será expandido para as demais unidades.
No projeto os farmacêuticos realizam consultas individuais com os pacientes que tomam mais que cinco medicamentos ao dia para orientar sobre o uso correto e avaliar a necessidade real desses medicamentos para a pessoa. “Foi um desafio trazer a clínica para dentro da agenda do SUS”, disse o secretario municipal de Saúde, Fredson, reafirmando que a Prefeitura de Aracoiaba tem uma das melhores equipes de profissionais que deram uma rápida resposta na implantação do projeto.
Fonte: Prefeitura Municipal de Aracoiaba (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dr. José Roberto Lannes Abib é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Farmácia Militar

Agradeço a todos que durante todos estes anos estiveram ao meu lado me apoiando e incentivando, meu muito obrigado a todos. Diplomado hoje...