quarta-feira, 18 de abril de 2018

Medicamento da AstraZeneca contra câncer de pulmão ganha sinal verde nos EUA

O medicamento de imunoterapia Imfinzi, da AstraZeneca, ganhou um importante aval de reguladores dos EUA para combate ao câncer de pulmão, abrindo um mercado de vários bilhões de dólares para um medicamento que até agora vinha ficando atrás dos concorrentes.



A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos informou na véspera que aprovou o uso expandido de Imfinzi para tratar pacientes com câncer de pulmão de células com doença inoperável de fase intermediária, que não se espalhou pelo corpo.

O sinal verde - que era aguardado após dados clínicos positivos no ano passado - dá à AstraZeneca a chance de combater mais cedo o câncer de pulmão, tirando vantagem de concorrentes que possuem aprovação apenas para enfrentar doenças em estágio avançado ou metastático.

Especialistas acreditam que usar o Imfinzi no chamado câncer de pulmão de estágio III, no qual o câncer se espalhou localmente, tem potencial anual de vendas no valor de 2 bilhões de dólares. A farmacêutica consegue, assim, obter uma vantagem de dois a três anos em relação a outras empresas nesta área.


A aprovação baseou-se em um teste envolvendo 713 pacientes, mostrando que eles sobreviveram em média 16,8 meses sem piora do quadro da doença quando usaram Imfinzi, contra apenas 5,6 meses para aqueles em placebo.

Em todo o mundo, aproximadamente 30 por cento dos pacientes com câncer de pulmão de células não-pequenas apresentam doença de estágio III. Esses indivíduos normalmente recebem uma combinação de quimioterapia e radioterapia, mas apenas cerca de 15 por cento deles ainda permanecem vivos após cinco anos.

O câncer de pulmão é a grande chance para todas empresas que buscam explorar o poder das drogas modernas de imunocompatibilidade, a principal causa de morte por câncer.


Especialistas preveem vendas de até 50 bilhões de dólares por ano de medicamentos de imunoterapia. Ainda assim, restam desafios importantes como o de decidir sobre os regimes de tratamento otimizado com uso de medicamentos infundidos, já que alguns deles têm preço de tabela de 150 mil dólares por ano.

Por Ben Hirschler

fonte: https://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKCN1G10LR-OBRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dr. José Roberto Lannes Abib é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Farmácia Militar

Agradeço a todos que durante todos estes anos estiveram ao meu lado me apoiando e incentivando, meu muito obrigado a todos. Diplomado hoje...